Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Cametá faz parceria com a RNP e ganha melhoria de internet para beneficiar comunidade acadêmica

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h38
  • Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 12h59

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Cametá, acaba de dar um grande passo rumo à excelência em educação e pesquisa, graças a uma parceria estratégica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Essa colaboração resultou em melhorias significativas na infraestrutura de internet do campus, trazendo inúmeros benefícios para toda a comunidade acadêmica.

Nos últimos anos, os campi do IFPA no interior do estado têm enfrentado desafios significativos em relação à conectividade à internet. Isso afetou diretamente a qualidade de ensino e pesquisa, bem como o desenvolvimento tecnológico e acadêmico da região. A carência de uma conexão robusta e confiável prejudicava o acesso a recursos digitais, comunicação entre docentes e discentes, e a realização de atividades de administrativas.

A parceria com a RNP, uma plataforma líder em comunicação e colaboração digital para educação, pesquisa e inovação no Brasil, representa um marco crucial para o IFPA Campus Cametá. A RNP, responsável por disseminar e implementar redes de internet acadêmica em todo o país, trouxe uma série de benefícios transformadores para a instituição.

Com a conexão à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o IFPA Campus Cametá agora desfruta de uma internet mais rápida e estável. Isso se traduz em uma experiência de aprendizado mais eficaz para estudantes, facilitando o acesso a recursos educacionais on-line, videoaulas e interações com professores e colegas.

Segundo Fernando Correia, chefe do Setor de Tecnologia da Informação do IFPA Campus Cametá, "Essa parceria com a RNP é um divisor de águas para o nosso Campus. Durante anos, enfrentamos dificuldades com a conectividade, o que limitava nossas capacidades acadêmicas e de pesquisa. Ainda não é o ideal, mas agora temos mais uma conexão de 100mbps de link dedicado, com maior qualidade e estabilidade. Estamos em busca de mais parcerias como essa, dessa forma, podemos melhorar ainda mais a nossa conexão."

A visão da RNP de ser reconhecida por meio das tecnologias de informação e comunicação pela integração da comunidade acadêmica demonstra seu compromisso em apoiar instituições como o IFPA na busca pela melhoria da qualidade de ensino e pesquisa. Essa parceria fortalece a infraestrutura tecnológica do estado do Pará, promovendo a igualdade de oportunidades para estudantes e pesquisadores da região.

Os benefícios da parceria entre o IFPA Campus Cametá e a RNP já estão sendo amplamente sentidos pela comunidade acadêmica, e a expectativa é de que essas melhorias continuem a impulsionar o crescimento e a excelência no campus.