Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Recursos Pesqueiros
Início do conteúdo da página

Técnico em Recursos Pesqueiros

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 21h55 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 17h53 | Acessos: 1429

Qual objetivo do curso?

Formar técnicos de nível médio em recursos pesqueiros habilitados para atuar no setor da pesca e aquicultura, em instituições públicas e/ou privadas, em atividades de pesquisa, extensão, fiscalização, gestão e planejamento junto às comunidades pesqueiras, bem como trabalhar de forma autônoma e empreendedora.

O que estuda o aluno do curso?

O curso técnico em recursos pesqueiros integrado ao ensino médio busca a integração das áreas do conhecimento com os eixos temáticos visando um melhor intercâmbio de ideias entre a formação básica e a formação profissional, esta integração será auxiliada durante as disciplinas de “projeto integrador” que, por sua vez, ficarão incumbidas de promover o desenvolvimento de competência e capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação os conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho de atividades requeridas a sua atividade profissional. Os educandos produzirão um trabalho/projeto/experiência que sintetizará os principais elementos discutidos durante o período, em um processo de integração curricular em que cada produto é constituinte e possui relação com o ciclo seguinte.

Quais habilidades o aluno adquire ao fim do curso?

O curso está inserido no eixo tecnológico dos recursos naturais que compreende, segundo o catálogo nacional dos cursos técnicos, tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Ao término do curso, o técnico em recursos pesqueiros deverá ter desenvolvido habilidades e competências para prestar serviços nas áreas de produção pesqueira e/ou aquicultura:

  1. Planejar e executar atividades em instituições públicas e privadas do setor pesqueiro e/ou aquícola;
  2. Empresas de beneficiamento de pescado;
  3. Laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda;
  4. Atividades relacionadas à pesca extrativista;
  5. Operações de embarque e desembarque;
  6. Construir e manter apetrechos de pesca (redes, iscas, armadilhas e anzóis);
  7. Realizar procedimentos de beneficiamento e processamento do pescado nas embarcações;
  8. Atuar de forma autônoma como empreendedor.

Na organização curricular do curso estão integrados conceitos como ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Qual área de atuação do aluno formado?

O egresso do curso técnico em recursos pesqueiros integrado ao ensino médio é o profissional cidadão que possui uma formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma, de modo a permitir sua atuação na área dos recursos naturais e inserção no mundo do trabalho. Espera-se que esse profissional esteja capacitado tanto a exercer suas

Atividades com competência técnica, autonomia e criatividade, quanto capacitado a posicionar-se politicamente em relação ao modelo predominante do sistema produtivo.

Deverá ainda, deter conhecimento sistematizado, demonstrar iniciativa e liderança para coordenar profissionais no desempenho das seguintes atividades:

  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam no planejamento e na produção pesqueira e aquícola, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas;
  • Avaliar as características e propriedades das matérias primas relacionadas aos fundamentos matemáticos, físicos e químicos para aplicação nos processos de controle de qualidade;
  • Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção e nas instalações existentes, propondo adoção de novas tecnologias.
  • Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;

Preparar processos para aprovação de projetos de pesca e de cultivo de pescado em órgãos públicos.

 

Contato da coordenação do curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página
-->