Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA Campus Cametá participam da Fase III da Olimpíada Brasileira de Química neste sábado, 19

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h44
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h44

No cenário educacional brasileiro, a busca por excelência e a promoção do desenvolvimento científico são prioridades para instituições de ensino. Nesse contexto, a participação em competições acadêmicas ganha destaque, permitindo que estudantes talentosos mostrem suas habilidades e alcancem reconhecimento. Um exemplo marcante é a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que anualmente reúne jovens em busca de desafios e conquistas. Neste ano, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Cametá demonstrou sua força e dedicação, conquistando 8 alunos classificados para a fase III.

A fase III da Olimpíada Brasileira de Química - OBQ, edição de 2023, será nesse sábado, 19 de agosto. A prova será aplicada de forma presencial das 14 às 18h, sob coordenação local do professor Ewerton Silva.

Confira abaixo os alunos participantes do IFPA Campus Cametá

2°Ano - Modalidade A

Eliane Maciel Castro

- Fernanda Nunes da Cunha

- Maria Samara Pacheco Ramos

- Yasmim Vulcão Moraes.

Total: 4 classificadas

3°Ano – Modalidade B.

- Anderson Ryan Santos dos Santos

- Cecília Silva Gaia

- Daniel Rodrigues de Lima

- Gabriel Pantoja Fernandes

Total: 4 classificados

Sobre a Olimpíada Brasileira de Química

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.

Em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com o apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o primeiro evento, com a participação de 5 estados brasileiros. Suspenso durante sete anos, ressurgiu em 1996, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Piauí,  com o patrocínio da Petrobrás - LUBNOR e Editora Saraiva. Atualmente, recebe o apoio do CNPq, MCTI, CFQ, da ABICLOR e da ABIQUIM.

Os primeiros colocados na Fase III deste certame têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química. Os quinze estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Para participar da OBQ é necessário que o professor faça a inscrição de seus alunos na olimpíada estadual.

Saiba mais em  http://www.obquimica.org/olimpiadas/index/olimpiada-brasileira-de-quimica

pdf Veja a lista geral de alunos classificados para prova da OBQ no Pará (143 KB)